quarta-feira, 12 de maio de 2010

Kéfir com morangos








Há uns anos atrás tive kéfir em casa pela primeira vez, mas sinceramente não gostava nada de comer aquilo! Entretanto engravidei e fiquei com receio de comer (parvoice pois não faz mal nenhum, pelo contrário).

Mas agora, há uns meses que tinha vontade de voltar a ter este "fungo" em casa para voltar a comer/beber.
A minha mãe tem, de dois tipos diferentes, mas foi a minha madrinha quem me arranjou um bocadinho!
Agora o meu pequeno almoço e o meu lanche tem sido apenas uma taça de kéfir com fruta em pedaços...
Então com morangos fica uma verdadeira delicia!!!

Para quem não conhece, o kéfir é um "fungo", que pode ser em granulos ou uns "pezinhos" tipo couve-flôr, ao qual se junta leite e se deixa fermentar durante 12h ou 24 h e depois se bebe esse leite fermentado. E se coloca novamente mais leite no dito "fungo". Este "fungo" vai-se multiplicando todos os dias.
O que tive anteriormente, era para se manter num frasco fechado herméticamente. Este que tenho agora, é para se manter num frasco de vidro mas apenas com um guardanapo em cima, tem de ficar aberto para "respirar".

O kéfir tem imensas propriedades óptimas para a nossa saúde. Ajuda a controlar a diabetes, colesterol, tensão alta, ajuda em emagrecimento, a regular a  flora intestinal entre muitas outras coisas. Há uma tabela aplicada a cada caso em que indica se deve ser tomado com 12h de fermentação ou 24h.

É também conhecido por flôr de iogurte. Também tem uma outra maneira de se utilizar, mas que não me recordo ao certo da receita, mas sei que não é com leite, é com limões, figos secos, maçãs e outras coisas misturadas. Não me recordo ao certo ,as vou investigar.

O seu sabôr é ácido, muito idêntico ao do iogurte natural. Ao qual se pode adicionar fruta, açucar ou mel para melhor se saborear. Eu prefiro apenas com fruta, sem qualquer outro adoçante.
A sua textura é idêntica ao do iogurte liquido, daqueles mais liquidos!

O fungo deve estar sempre á temperarura ambiemte e assim fermentar o leite. Mas depois de fermentado este pode ser guardado no frigorifico. É assim que gosto dele, bem fresquinho...

Pronto, aqui fica uma breve informação à cerca deste "bichinho"!!! há quem diga que se deve falar com ele para ele "produzir" melhor, mas isso pra mim já se torna "demais"!!!


Aqui a minha tacinha com os morangos...nham nham....




9 comentários:

  1. Também tenho Kefir e adoro!
    Uso imenso mesmo em culinária!
    De Verão sabe melhor por ser fresquinho logo de manhã é óptimo!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Kristininha também já tive agora não tenho mas é muito bom assim com os morangos deve ser 5*.Bjoooooo)

    ResponderEliminar
  3. já ouvi falar varias vezes mas nunca provei nada com kefir!
    tenho muita vontade de experimentar!!
    esses morangos devem ficar fantasticos!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei, hmmm , como será?, bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Kristininha, meu nome é Bárbara do Aroma Doce, muito obrigada pela visita e por ter se cadastrado, adorei ! Seu blog é lindinho e receitas ótimas, sobre o kefir, também já tive e estou procurando alguém que tenha para me passar. Eu tomava ele batido no liquidificador com ameixa preta seca, é maravilhoso e com granola é ótimo também. Vou fazer um post de kefir também é muito interessante, faz muito bem para o intestino Bjinhos vou estar sempre por aqui. Bjs Bárbara

    ResponderEliminar
  6. eu tomo kefir ao pequeno almoço com fruta a 7 anos ajudou me a perder 10 kilos depois de ter nascido a mih filha!faço em batido e misturo com qualquer fruta 1 como gosto mais é com bana e uam laranja!

    ResponderEliminar
  7. As saudades que eu tenho do Kefir, há uns anos tomei durante muito tempo (talvez 1 ano), depois parei quando engravidei (parvoice) e agora tenho uma vontade enorme de voltar a sentir "aquele" sabor... só que não consigo encontrar.

    ResponderEliminar
  8. Á mais de 8 anos, que por burrice ou desleixo, deixei crescer tanto o kéfir que os meus pais acabaram por se desfazer do frasco que tinha, como sabem o kéfir e óptimo para pessoas que se encontrem em recuperação tais como a anemia , cancro da próstata etc. gostaria que alguém me enviasse uma pequena flor se possível ou que me indicassem locais em Coimbra onde possa encontrar, obrigado, Hélio

    ResponderEliminar
  9. Á mais de 8 anos, que por burrice ou desleixo, deixei crescer tanto o kéfir que os meus pais acabaram por se desfazer do frasco que tinha, como sabem o kéfir e óptimo para pessoas que se encontrem em recuperação tais como a anemia , cancro da próstata etc. gostaria que alguém me enviasse uma pequena flor se possível ou que me indicassem locais em Coimbra onde possa encontrar, obrigado, Hélio

    ResponderEliminar

Obrigada por espreitarem este cantinho.
Voltem sempre.

Novidades:

Related Posts with Thumbnails