quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quando for grande quero ser assim...

Estas são duas das pessoas mais importantes da minha vida...
São duas SENHORAS...sim merecem o titulo... não por serem vaidosas, não por terem luxos, não por se acharem mais que os outros... pelo contrario....porque são duas mulheres que lutaram toda a vida...porque são humildes... porque são mesmo umas SENHORAS... porque são as minhas adoradas avós...


Avó materna - Avó Mira - 84 anos


Avó paterna - Avó Conceição mais conhecida como Ti Maria - 84 anos


Tenho muito orgulho em ser neta destas caras lindas que aqui mostro... Tenho mesmo muito orgulho!

Duas pessoas que lutaram uma vida inteira, contra todas as dificuldades da vida...

A avó Mira teve 11 filhotes, 3 faleceram ainda crianças pequeninas, os outros são homens e mulheres crescidos...

A avó Conceição teve 12 filhotes, todos vivos e grandes homens e mulheres...

Sempre viveram na terra, sempre a cavar a terra...a semear pra comer...
Não tiveram vidas facilitadas, a avó Conceição nunca foi à escola sequer...Mas sempre lutaram...não desistiram nunca...Orgulho-me muito!

Hoje estou aqui por elas, não é verdade? Porque sem elas eu também não existiria...

E gostava de um dia ser assim...olhar para trás e ter uma vida cheia...cheia de filhos, cheia de netos...cheia de tudo!!!

Gostava de ter a força fisica, a destreza, a sensação de invencível que a avó Mira transmite...Gostava de ter as suas rugas...porque cada ruga mostra um pouco da sua vida!!!

Gostava de ter a força interior, a humildade,a paciência, o poder de ser submissa até à exautão, que a minha avó Conceição tem...E o facto de não ter nem uma ruga, com a sua idade, faz-me pensar muito...

As minhas avós são um contraste entre elas, totalmente diferentes em tudo mesmo, apenas a idade é a mesma...mas eu gostava de ser as duas numa!!! Ter as qualidades das duas... porque os defeitos, ou feitios, esses eu tenho-os...faltam-me as qualidades!


Avós, só tenho a dizer que vos amo muito...muito muito...vocês sabem!!! Estão sempre no meu coração...
Estou longe mas vocês estão sempre comigo!
Obrigada por tudo...


Avó, lembro-me dos seus colinhos bons e das uvas americanas...tenho saudades de ser pequenina!


Avó, lembro-me dos morangos do quintal e dos rebuçados às escondidas...gostava de voltar atrás no tempo!

25 comentários:

  1. Kristininha,
    Fiquei verdadeiramente comovida com este post. Infelizmente já não tenho vivas nenhuma das minhas avós. Não fui muito chegada à minha avó paterna, mas lembro-me de que sempre que ía à mercearia que ela tinha que me dava um pedaço de crosta de broa de milho que era coisa que eu adorava (vá-se lá compreender...manias de criança). Já a minha avó materna passava os fins-de-semana connosco e era vê-la chegar Sábado à tarde com um carregamento de bolachas de todas as qualidades e croissants para as meninas e no Domingo de manhã (se não se fosse à missa, claro) levava-nos o pequeno-almoço à cama: cházinho e um belo pedaço de regueifa fresca com manteiga. Saudades.....

    ResponderEliminar
  2. Carla graças a Deus as minhas ainda estão vivas e que estejam por muito tempo ainda...
    Ainda têm muito pra nos ensinar...
    Nenhuma delas viveu conosco mas viviam relativamente perto...mais a avó materna que via quase todos os dias!
    É tão bom aquelas recordações que temos de pequeninas, coisas insignificantes aos olhos de hoje em dia, mas tão importantes na nossa vida, no nosso coração...

    Saudades mesmo...

    ResponderEliminar
  3. Olá, parabéns pela tua homenagem às tuas avós. Eu só conheci a minha avó materna, que faleceu quando eu tinha 10 anos, mas tenho muito boas recordações dela. Felizmente os meus filhos ainda têm ambas as avós para os acompanhar e espero que assim seja por muito tempo.
    Um beijo grande para todas as avós.
    E para ti também, claro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Kristininha, também fiquei comovida como a Carla!
    Antes demais acho que o teu ou filhote super parecido com a tua avó paterna!
    Eu infelizemente não cheguei a conhecer a minha avó materna, mas a minha avó paterna, sempre uma querida e fazia um arroz branco ai que bom, era daqueles que colava ao tecto, mas naquele tempo era tão bom que comia duas e tres vezes so arroz!
    Beijinhos e muitas felicidades :o))))

    ResponderEliminar
  5. Que post mais lindo,assim como o teu Amor por elas!!!!
    Vieram-me as lágrimas aos olhos...as minhas já se foram!
    Beijinhos muito grandes.

    ResponderEliminar
  6. Querida,

    Muitos parabéns às tuas avós que são realmente dois exemplos de vida!!!

    Mas acima de tudo muitos parabéns a ti pela linda homeganem que aqui lhes prestaste! Certamente que são duas avós mais que babadas pela neta que têm

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sois as três lindissímas...és um amor de moçoila....e muito gira tb.Gostei de te terlido...
    Milhões de beijos ás três

    ResponderEliminar
  8. Chorei ao ler este post!
    Chorei porque me lembrei dos meus avós e já não tenho nenhum vivo... E lembrei-me de quanto me fazem falta e de como eu gostava que eles estivessem cá para me ver crescer, casar e ter filhos...
    Aproveita bem as tuas avós da-lhes o mimo e amor que bem merecem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bonito post, bem digno.
    Já eu nunca tive uma relação dessas com as minhas avos, uma morreu era eu muito pequena nem me lembro dela, a outra esta viva mas nunca quiz saber de nos.
    Por isso parabens por essas avos tão queridas.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar os meus parabens às tuas avos que tem uma carinha de mt maor e carinho, infelizmente deus jà me levou a unica que conheci e que me deu muito, muito amor, foi minha mãe, infelizmente ou felizmente nem sei quel das duas utilisar, minha mãe me abando-nou no hospital tinha eu 3 dias, felizmente fui criada pela minha avo e avô e uma tia solteira, que me criaram desde os meus 9 messes, tudo o que sei e apredi foi com ela, hoje sinto muito a sua falta dela e a do meu avo que me foi pai e avô, me resta minha tia mãe, é assim que lhe chamo, amo-a imenso e reduto muito o dia em que deus nos separa-rà, mas enfim......
    aproveita ao maximo todo o carinho , os beijinhos, passa o maximo de tempo que poderes na companhia delas, porque mais tarde sentimos muito a falta delas e deles, acredita amiga tens uma felicidade imença em telas presentes na tua vida, um beijinho para ti e um abraço enorme para essas duas avoszinhas com um enorme coração, pois hoje em dia jà não existem avos como as tuas (nossas) as de hoje sam mais modernas, não gostam de trabalharem no duro.
    Desculpa amiga se me soltou a lingua eheheheh
    simplesmente felicidades

    ResponderEliminar
  11. Queria Kristininha, com certeza elas têm um grande orgulho em serem tuas avós.
    Eu infelizmente não tenho já nenhum, mas a que me marcou mais foi mesmo a minha avó materna. Adorava-a, já faleceu há cerca de 13 anos, mas não há um dia que passe em que não me lembre dela.
    Beijinhos e continua assim como és :ESPECIAL!

    ResponderEliminar
  12. QUE BELEZA DE HOMENAGEM ESSE AMOR QUE TEM PELAS DUAS IGUALMENTE,LINDO TEMOS QUE AMAR NOSSOS VELHOS ASSIM COM TODA FORÇA DO NOSSO SER,POIS HOJE EM DIA OS JOVENS QUEREM SE LIVRAR DELES EM ASÍLOS E CASAS DE REPOUSO!
    PARABÉNS VOCÊ É MUITO ESPECIAL POR ISSO!
    LINDAS VOVÓS!

    ResponderEliminar
  13. ola amiga muitos parabens pela homenagem que fizeste as tuas avós ,eu infelismente ja nao tenho nem avós nem avôs, nem mãe, por isso as minhas filhas tambem não têm uma avó, mas é assim a vida, e quanto á familia grande , tambem tenho o meu marido eram 12 irmãos,morreram 3, são vivos 9 ,são lindas as tuas avós e tu tambem ,bjs.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelas Avós Lindas que tens.
    Aproveita o máximo cada uma delas, isso só enriquecerá mais a tua vida. :)

    Beijinhos.

    Luísa.

    ResponderEliminar
  15. Olá kristininha, eu hoje qd li o pteu post fiquei muito comovida, eu infelizmente já não tenho nenhuma avó, nem avô, as minhas duas avós eram muito queridas tb embora eu tivesse uma relação mais proxima com a minha avó materna, e ela faleceu mesmo na altura que eu estava gravida do meu filho mais velho,lembro-me imenso dela e agora ainda mais já que o meu filho mais novo nasceu no dia do seu aniversário.Parabéns pela homenangem que é decerto muito merecida, e que as tenhas por muitos e bons anos.
    Bjs grandes (desculpa o testamento hehe)

    ResponderEliminar
  16. Cristininha tu deixasteme sem palavras!!!!
    Fizeste-me pensar ainda mais na vida e que tenho as minhas duas avoz vivas, felizemnte, mas os meus filhos não terão avó materna e em parte não será tarefa fácil com que consiga lidar.
    Vão fazer perguntas e perguntas e lembrarei tudo pelo que passei, tentando dar~lhes todo o amor e carinho como se ela Aqui estivesse.
    Deste modo quero, tb, apelar a todas as filhas e netas para que zelem e bem tratem as vossas mães e avós e pensem que a vida pode pregar partidas que alterarão as nossas vidas

    ResponderEliminar
  17. Kristininha, infelizmente não tenho as duas, apenas conheci uma, mas sei que ambas as minhas avós eram grandes mulheres, hoje fizeste com que fica-se mesmo pequenina e saudosa.
    Amava, amo e amarei sempre as minhas maravilhosas e queridas avóssssssssss
    Obrigada pelo teu post, embora tenha ficado pequenina, gostei do que li, elas tem muito orgulho de ti de certeza.
    Jinhos fofos e grandes.

    ResponderEliminar
  18. Cristininha,

    Este post deixou-me comovida, pois eu só conheci a minha avó materna , que já faleceu à uns anos , eu gostava bastante dela , sabes eu também já não tenho mãe e como a Catarina diz , todas as pessoas que tem mãe e avó , devem trata-las muito bem , pois de repente a vida trata de nos tirar o bem que achamos que temos para sempre .
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Depois deste post e destes comentários, palavras para quê? Apenas que és uma mulher de sorte por tê-las na tua vida, e que a vida dê às tuas avózinhas tudo o que elas necessitam, e sobretudo muito amor, pois é o que valorizamos cada vez mais com o passar dos anos!
    Beijinhos
    Dina

    ResponderEliminar
  20. É uma linda homenagem às duas Grandes Senhoras!!!
    Amiga, tu és muito parecida com a tua avó materna, não é preciso ler a legenda para saber que é a tua avó;)
    Bjos e PARABÉNS ÀS TRÊS

    ResponderEliminar
  21. Que lindas as 3!
    Eu nunca conheci as minhas, só por fotos, desejo-vos muitas felicidades, bjs

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pelos vossos comentarios e visitas!
    É verdade amigas, hoje em dia "não há tempo" pro nossos velhotes!!! Não há??? Se nós não quisermos realmente que o haja...Temos de cuidar deles por amor e por obrigação porque se não fossem eles não estariamos aqui hoje!
    Vivo longe das minhas avós, mas sei que elas estão bem...A avó paterna está em casa dos meus pais há uns 3 anos, e a minha avó materna está em sua casa mas ao cuidado da minha prima!
    Tenho pena não viver mais perto para as acompanhar mais...porque sempre que estou com elas por um minutinho que seja aprendo sempre uma coisa nova a util!!!
    Quem ainda os tem que os cuide...eles merecem!

    ResponderEliminar
  23. Se há uma coisa de que tenho saudade é do "colo" da minha avó que faleceu há 6 anos com 84 anos, era uma pessoa maravilhosa.
    Deves mesmo orgulhar-te das tuas avós, são uma das coisas melhores que temos na vida.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Oláaaa :D
    Obrigada pela visita que me fez! :D
    Aqui estou a retribuir :D
    Adorei ler estas palavras tão doces.. Parabéns e continue assim a dar carinho e amor e estas grandes mulheres!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  25. Que ternura Kristininha!
    Quem se exprime assim pelas suas queridas avós, só pode ter um coração doce e com muito amor para dar.
    Continua a ser assim, como diz a minha mãe " quem semeia colhe".
    Beijinhos e bom fds :*

    ResponderEliminar

Obrigada por espreitarem este cantinho.
Voltem sempre.

Novidades:

Related Posts with Thumbnails