quarta-feira, 7 de abril de 2010

Francesinha

c



Adoro francesinha...Já experimentei vários sitios, mas nenhuma chega ao calcanhar das francesinhas da D.Lurdes, uma senhora que era a cozinheira numa pizzaria onde trabalhei. A receita dela era mesmo das origens, do porto, onde ela trabalhou a maior parte da sua vida! Aquele molho bem espesso, picante delicioso de comer e chorar por mais...Um molho que demorava uma tarde inteira no fogão a ser cozinhado e  apurado...uma delicia mesmo...

Cá em casa já fiz por 2 vezes, e este foi de facto o que mais gostei...muito parecido ao da D.Lurdes...
Estava mesmo explêndido...No passado sabado fomos a uma pizaria em P.Lima e lá fomos atrás da francesinha, mas digo-vos que a minha estava bem melhor que essa que comemos, em que o molho fica assim uma coisita "deslavada"...


Esta receita foi baseada do livro da bimby "o melhor da nossa equipa".



Ingredientes para o molho: (4 francesinhas grandes ou 6/7 normais)

2 cebolas
2 dentes de alho
50 gr. azeite
Salsa q.b.
1 folha de louro
2 malaguetas pequeninas
2 caldos de carne
250 gr. polpa de tomate
20 gr. molho ingles
150 gr. carne ( usei 1/2 linguiça, 2 salsichas,fiambre, bacon e presunto)
330 gr. cerveja
150 gr. vinho branco
50 gr.whisky
30 gr. maizena
100 gr. agua




Picar a cebola com os alhos e o azeite 7 seg vel 5. Programar 7 min temp 100º vel 2.


Acrescentar todos os ingredientes, excepto a maizena e a água...Programar 20 min temp 100º vel 2.


Dissolver a maizena na água...misturar bem para que fique sem grumos...


No final do tempo juntar a mistura da maizena com a água e programar 5 min temp 100º vel 2.





Ingredientes para a francesinha: (2 francesinhas)

4 fatias de pão de forma
2 bifes de vaca fininhos
4 fatias de fiambre
4 fatias de queijo
4 fatias de chourição picante
2 linguiças
2 salsichas

Queijo ralado mozzarella

2 ovos

Batatas para fritar




Colocar as batatas a fritar. Fiz na actifry....
Colocar os bifes a grelhar com sal e pimenta...e grelhar as salsichas também.


Quando terminar o tempo do molho, retirar a folha de louro e picar tudo 1 min vel 9. Convém ficar tudo passadinho se necessário picar mais uns segundos.


Numa sandwicheira colocar uma fatia de pão, uma de queijo, uma de fiambre,2 de chourição, o bife, 1 linguiça, 1 salsicha, mais 1 de fiambre e mais 1 de queijo, outra de pão e deixar tostar um pouco para ficar bem prensada...

Se o pão for de tamanho normal pode fazer-se as duas ao mesmo tempo, mas como o meu pão eram umas fatias enormes de pão da mfp, fiz uma de cada vez, e também dupliquei a dose das fatias!!! Mesmo à guloso!!!



Retirar as francesinhas para um prato de ir ao forno...como as minhas eram enormes meti num tabuleiro as duas...
Salpicar generosamente com queijo ralado mozzarella. Levar ao forno só para o queijo derreter...Eu liguei o grill.


Aqui já derretidinho...
Retirei cada uma para um prato...


Estrelar os ovos...


Dispôr um ovo em cima de cada francesinha...e as batatas à volta...


Regar generosamente com o molho delicioso e bem espesso!!!


Deliciarem-se abusivamente...tal como eu que foi mesmo à sofrega, pois elas eram enormes, mas comi comi comi quase até rebentar!!!

Restou molho para mais 2 francesinhas...congelei-o!
Agora quando cessar a minha dieta e atingir o meu objectivo de peso, voltarei a deliciar-me com esta maravilha de francesinha, que digo-vos, agora ao escrever o texto e ao ver as imagens fiquei como as crianças: completamente de água na boca de lembrar-me o quão saborosa estava!!!

Experimentem,pois se gostam de francesinhas , também irão gostar desta...

26 comentários:

  1. Querida, a tua francesinha está com um aspecto.. até me cresceu água na boca! :) bjinhos pa ti!

    ResponderEliminar
  2. Eu ADOROOOOOOOOOOO francesinhas!!! Está mesmo a apetecer uma....

    ResponderEliminar
  3. nunca comi francesinhas mas tenho mesmo curiosidade!! o aspecto é dos melhores e esse molho deve ser uma delicia!beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Agora mesmo sendo hora do lanche ia uma.
    Nunca fiz mas tenho que experimentar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ai, ai! Isso não se faz, abriste-me o apetite, é que adoro francesinhas, mas só posso comê-las de vez em quando.E a ver estas.......
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. O meu padrinho mora no porto, ele esteve cá na 2ª feira. Comi 1 feita por ele divinal :)...
    Ta linda a tua francesinha linda...
    beijo

    ResponderEliminar
  7. ola amiga,que maravilha essas francesinhas...
    Adoro,quem me der uma agora para comer...
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Olha , Bom regresso , tenho que fazer esta receita, hmmm, comi ontem num restaurante, estavam boas, tenho que fazer cá em casa nunca fiz , bjs

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto fantástico!!! Também adoro francesinhas...

    ResponderEliminar
  10. fiquei completamente rendida.

    beijinhos:))

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Que aspecto excelente, e decerto deve ser muito bom!


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. E lá fui eu, ontem, jantar uma francesinha. Isso não se faz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro Francesinhas e sempre que vou ao Porto não venho sem comer uma, a última foi no D. Tonho, adorámos.
    Também já ss fiaz em casa, ficaram boas, mas como o molho era de compra não fica aquela coisa.
    Adorei o teu molho e vou experimentar fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E como gosto, gostei do passo a passo, ficaram de comer e chorar por mais, bjs.

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa também gostamos muito, de preferência das caseiras! Esta receita é diferente da que eu faço, mas hei-de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Este molhinho estav de facto excelente...Já experimentei francesinhas em vários sitios, e digo-vos que este é bem melhor que muitos que comi em restaurantes da especialidade!!!

    ResponderEliminar
  17. Ao ler esta postagem fiquei com uma vontade de exprimentar, hummm...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  18. Esta tua francesinha deve ser mesmo boa. Eu j´s tentei algumas vezes fazer e nunca gostei muito do molho.
    Vou levar esta tua receita. Bjs

    ResponderEliminar
  19. Esta francesinha é um desatino de tão provocadora!
    Que delícia. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Mesmo tendo almoçado há pouco, fiquei com vontade de dar uma trinca!!!!!
    Que maravilha!
    Obrigada pelas visitas ao meu cantinho...
    Um beijo e votos de um bom fds
    babette

    ResponderEliminar
  21. Aiiiiiiiiiiiiii, essa francesinha está super-potente!!!!!! Soberbíssima!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. Que reportagem! Fiquei a babar! hehehe:)

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Kristininha!
    Exelente receita, gostaria de fazer.
    Só não entendi se são gr(gramas) ou ml(militro).
    Como tudo abaixo são liquidos.
    Abraço
    JotaSemeraro.
    Meus blog - http://jotasemeraro.blogspot.com
    http://receitasemeraro.blogspot.com/



    50 gr. azeite
    330 gr. cerveja
    150 gr. vinho branco
    50 gr.whisky
    100 gr. agua

    ResponderEliminar
  24. francesinha nao se faz com queijo ralado mas sim queijo de barra com varias fatias de queijo a cobrir toda a francesinha.

    ResponderEliminar
  25. Jorge,

    Obrigada pela visita ao meu blog.

    Como qualquer receita ou qualquer coisa na vida, cada um dá sempre o seu toque pessoal... Neste caso não foi propriamente dar o meu toque especial, mas sim seguir tal como se faz num restaurante onde trabalhei há uns anos (norte)... E digo-lhe que a pessoa que as fazia (uma senhora já com os seus 60 e poucos anos) trouxe a receita original da Cidade do Porto, e que foi transmitida por várias gerações até chegar às suas mãos...

    Se esta é a receita original da francesinha? Lógico que não o é...
    Se se faz com queijo ralado, de barra ou em pó? Também não o saberei responder...
    Mas que as francesinhas eram o prato mais requisitado lá da casa onde trabalhei, lá isso eram...e não apenas por quem ia pela primeira vez....
    E que quando as faço não sobra nada...pois isso também não :-)

    Muito obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

    ResponderEliminar

Obrigada por espreitarem este cantinho.
Voltem sempre.

Novidades:

Related Posts with Thumbnails